SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Derivation and tests of relief functions to estimate the influence of switching measures in the elimination of overloads by using backward injection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

Print version ISSN 0103-1759

Abstract

MACEDO JR., José Rubens  and  SIMONETTI, Domingos S. L.. Análise de desempenho do flickermeter na presença de componentes inter-harmônicas. Sba Controle & Automação [online]. 2012, vol.23, n.4, pp. 508-519. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592012000400010.

Até o início da primeira década do século XXI acreditava-se que o aparecimento do fenômeno da flutuação de tensão, e eventualmente da cintilação luminosa (flicker), estava necessariamente relacionado com a variação abrupta, repetitiva ou aleatória, da potência reativa requerida por algumas cargas elétricas específicas como, por exemplo, os fornos elétricos a arco e os laminadores de tiras. E foi exatamente nesse contexto que o protocolo da IEC para quantificação dos níveis de severidade de flicker foi desenvolvido. Nesse sentido, o presente trabalho mostrará alguns resultados de simulações computacionais, assim como resultados obtidos em laboratório, evidenciando problemas na quantificação das flutuações de tensão através do flickermeter IEC, quando da sobreposição de tensões com frequências inter-harmônicas ao sinal de tensão fundamental.

Keywords : Flickermeter; inter-harmônicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese