SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Efeitos da repetição de tarefas na produção oral em L2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trabalhos em Linguística Aplicada

versão impressa ISSN 0103-1813

Resumo

FERREIRA, Marília Mendes. Limitações na colaboração entre pares. Trab. linguist. apl. [online]. 2008, vol.47, n.1, pp. 9-29. ISSN 0103-1813.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132008000100002.

Vários estudos, geralmente conduzidos em ambientes que favorecem a interação, mostram que colegas podem colaborar mutuamente e de modo eficaz. Entretanto, este trabalho aborda obstáculos à criação desse tipo de andaime que podem ter ocorrido devido ao ambiente desmotivador dos alunos utilizados na pesquisa. A análise é baseada em gravações de áudio e vídeo do desempenho dos alunos em duas atividades orais em uma aula de inglês como língua estrangeira. A atividade um consistiu em uma lacuna de informação e a dois, em um drill comunicativo. Os seguintes obstáculos foram encontrados: 1) a regulação pelo objeto do aluno menos capaz, 2) dificuldades do aluno mais capaz em promover andaimes, 3) falta de conhecimento de inglês do aluno mais capaz. Esses empecilhos podem ser explicados pela experiência onipresente e frustrante desses alunos em aprender inglês na escola pública brasileira e pela sua falta de socialização na colaboração entre pares.

Palavras-chave : teoria sócio-cultural; andaimes; zona de desenvolvimento proximal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês