SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1O sistema de crenças do aprendiz brasileiro de inglês: fatores que influenciam na construção de crençasAs representações do "erro" na aprendizagem da escrita numa classe de alfabetização de jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trabalhos em Linguística Aplicada

versão impressa ISSN 0103-1813

Resumo

SILVA, Wagner Rodrigues  e  MELO, Lívia Chaves de. Relatório de estágio supervisionado como gênero discursivo mediador da formação do professor de língua materna. Trab. linguist. apl. [online]. 2008, vol.47, n.1, pp. 131-149. ISSN 0103-1813.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132008000100008.

Este trabalho se propõe a investigar o processo de formação do professor e a construção de objetos de ensino, em disciplinas de estágio supervisionado de ensino de língua materna. A investigação é realizada por meio da análise documental dos relatórios finais, produzidos pelos professores em formação, nas disciplinas mencionadas. Os relatórios são configurados como um gênero discursivo bastante instável e complexo, o que é desencadeado pela mobilização de diferentes saberes docentes orientadores da prática profissional do professor em formação inicial. Os resultados mostram a necessidade da constante investigação ou reflexão sobre a ação docente. A perspectiva transdisciplinar da lingüística aplicada é assumida neste trabalho.

Palavras-chave : ensino de língua; material didático; saberes docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português