Acessibilidade / Reportar erro

O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de português

The opinion article genre: diagnosis and intervention in pre-service portuguese teacher education

Este trabalho, vinculado ao grupo de pesquisa "Interação e escrita no ensino e aprendizagem" (UEM/CNPq), à luz da Lingüística Aplicada, na perspectiva sócio-histórica da linguagem, tem dois objetivos principais: apresentar um diagnóstico sobre o gênero artigo de opinião realizado com estagiários de língua portuguesa do curso de Letras de Universidade Estadual de Maringá (UEM), evidenciando as dificuldades de transposição didática do gênero em questão, e refletir sobre a proposta de intervenção realizada por duas professoras formadoras. Como corpus da investigação utilizamos o plano de aula de uma dupla de estagiários elaborado para a segunda série do Ensino Médio. A experiência evidenciou a ausência da internalização, por parte dos alunos, de conceitos e saberes referentes a teorias enunciativas, o que dificulta o processo de transposição didática. Nesse sentido, a seqüência didática (SD) elaborada pelas professoras formadoras foi uma ferramenta de trabalho essencial para a alteração do diagnóstico inicial.

artigo de opinião; transposição didática; formação inicial


UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br