SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Quando as partes tomam as rédeas da situação: um estudo de caso da narrativa no proconReflexos da evolução do ensino de línguas na lexicografia bilíngüe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trabalhos em Linguística Aplicada

versão impressa ISSN 0103-1813

Resumo

GESSER, Audrei. Do patológico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas. Trab. linguist. apl. [online]. 2008, vol.47, n.1, pp. 223-239. ISSN 0103-1813.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132008000100013.

Este artigo tem como objetivo fazer uma discussão relacionada a dois paradigmas ideológicos na educação dos surdos, a saber, o patológico e o cultural. Para abordar esta questão, aponto a importância de discutir conceitos-termos como deficiente-auditivo, surdo-mudo, e mudo com o intuito de desconstruir as conotações negativas que esses nomes implicam na representação social e na identidade cultural dos indivíduos surdos. Além disso, será mostrado como tais visões estão presentes nos ambientes sociais, especialmente na interação de sala de aula entre professores surdos e alunos ouvintes. Os registros são gerados e analisados através de perspectivas etnográficas em contextos de ensino de Língua Brasileira de Sinais.

Palavras-chave : educação de surdos; culturas e identidades surdas; língua brasileira de sinais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português