Acessibilidade / Reportar erro

Atividade versus exercício: concepções teóricas e a prática da produção textual no ensino de língua portuguesa

Activity versus exercise: theoretical approaches and practice of textual production in the teaching of portuguese

Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a distinção entre atividade e exercício no ensino de língua portuguesa. Primeiramente, examinaremos as referidas noções à luz de algumas tendências pedagógicas; em seguida, analisaremos as proposições de manuais acerca dos conceitos mencionados e, finalmente, utilizaremos as reflexões obtidas a partir da observação de uma sala de aula de uma escola pública do ensino fundamental. Esse estudo nos leva a concluir que o trabalho com a escrita em sala de aula de língua portuguesa privilegia o exercício e, consequentemente, uma visão de língua fragmentada e sobretudo normativa.

atividade; exercício; ensino de língua portuguesa


UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br