SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Atividade versus exercício: concepções teóricas e a prática da produção textual no ensino de língua portuguesaO diálogo colaborativo como ação potencial para a aprendizagem de línguas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trabalhos em Linguística Aplicada

versão impressa ISSN 0103-1813

Resumo

GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela  e  VARGAS, Diego da Silva. A pesquisa em cognição e as atividades escolares de leitura. Trab. linguist. apl. [online]. 2010, vol.49, n.1, pp. 145-166. ISSN 0103-1813.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132010000100011.

Este artigo reúne pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva e da Psicolinguística, em especial os estudos em metacognição, a fim de discutir problemas relacionados à leitura nas aulas de língua materna e estrangeira, principalmente no que tange à validação das questões de interpretação de textos. Para tanto, analisamos questões presentes em materiais didáticos de língua materna e estrangeira, a fim de sugerir formas de trabalhar a interpretação de textos, a partir da visão de que a cognição humana opera em basicamente dois planos de percepção/conceptualização. Conscientes da necessidade de abordar em várias frentes o problema da má qualidade de leitura do aluno brasileiro, apresentamos nossa proposta como parte de um projeto de pesquisa maior, que inclui o que o aluno pode aprender acerca do funcionamento de sua própria mente, e como pode utilizá-la satisfatoriamente para realizar as atividades de leitura que lhe são solicitadas, na escola e fora dela.

Palavras-chave : cognição; ensino de língua; leitura; materiais didáticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português