Acessibilidade / Reportar erro

Promovendo a interação face a face através de webquests: um estudo de caso sobre inglês com propósitos especificos para turismo

Fostering face to face oral interaction through webquests: a case study in ESP for tourism

Os webquests têm sido utilizados para pesquisar uma variedade de temas. De acordo com Lacina (2007), um webquest é um tipo de atividade de pesquisa baseada no uso da tecnologia. Desenvolvida por Bernie Dodge e Tom March, extrai informação de Internet e é um exercício institucional poderoso tanto para os professores quanto para os estudantes. Webquests também contribuem para a aprendizagem e experiência pessoal (MADEIRAS et al., 2004). Este estudo pretende ilustrar o processo e os benefícios da utilização de webquests em contextos de formação para promover a comunicação oral em âmbitos profissionais. Os resultados foram obtidos em um experimento desenvolvido na Universidad Politécnica de Valencia durante o curso acadêmico de 2006-2007 com os estudantes do curso de Turismo. Durante o experimento, os resultados foram analisados a cada três meses (novembro, fevereiro e maio). As conclusões deste estudo sugerem diversos benefícios da utilização de webquests em classe para o desenvolvimento profissional e aprendizagem da língua.

webquest; motivação; turismo; construtivismo social


UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Rua Sérgio Buarque de Holanda, n.571 - Cidade Universitária - CEP: 13083-859, Telefone: (+55) 19 - 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: tla@unicamp.br