SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2Language and technological mediationMetamedia literacy: transforming meanings and media author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trabalhos em Linguística Aplicada

On-line version ISSN 2175-764X

Abstract

PROULX, Serge. Trajetórias de uso das tecnologias de comunicação: as formas de apropriação da cultura digital como desafios de uma 'sociedade do conhecimento'. Trab. linguist. apl. [online]. 2010, vol.49, n.2, pp.443-453. ISSN 2175-764X.  https://doi.org/10.1590/S0103-18132010000200008.

Com a notória expansão da mediação de práticas comunicativas em redes digitais, aconteceram mudanças significativas no campo sociocultural. Estamos apenas começando a perceber as consequências dessas mudanças e elas já levantam várias questões. Onde tais aparatos técnicos aparecem em práticas de sociabilidade e solidariedade, e na própria natureza do laço social? Que desafios econômicos, políticos e éticos estão relacionados a esses novos modos de intercâmbio, coordenação e comunicação? Nossa resposta está estruturada em torno de duas questões transversais colocadas em sentido oposto ao das trajetórias de uso da rede. Em primeiro lugar, o fato de se ter uma participação em larga escala numa "sociedade de conhecimento" requer apropriação de um núcleo de conhecimentos técnicos relacionados? E, em segundo lugar, deveríamos esperar a emergência de uma nova forma de pensamento, baseada na cooperação, troca e dom, associada ao uso intensivo de redes digitais de comunicação?

Keywords : comunicação de massa; comunicação humana; tecnologia da informação; entorno sociocultural; rede de telecomunicação; cultura; técnica e sociedade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License