Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação

Interactional and discursive strategies of identity construction of consumer in conciliation hearing

O presente estudo investiga a construção de identidade que emerge da produção discursiva dos consumidores nas audiências de conciliação de um Juizado especial Cível de relações de Consumo de uma cidade mineira. a partir de teorias da Sociolinguística interacional e da utilização de técnicas da análise da Conversa, gravamos quatro audiências em áudio e analisamos a construção de identidade de consumidor por meio de seus relatos nas audiências. A análise dos dados confirmou a riqueza de construções identitárias nas narrativas analisadas. Percebemos que os reclamantes constroem suas identidades a fim de se posicionarem como vítimas e posicionarem o seu oponente como vilão. Para isso, as estratégias mais frequentes por eles utilizadas são: a exploração de um grande número de repetições, a utilização de termos extremos e a incorporação de diferentes categorias identitárias.

identidade; produção discursiva; audiência de conciliação; estratégias discursivo-interacionais


UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br