Acessibilidade / Reportar erro

Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana

To recognize ourselves while recognizing linguistic and cultural heterogeneity in hispanic america

Este artigo tem o objetivo de discutir os conceitos relacionados com a educação intercultural aplicados ao processo de ensino/aprendizagem de espanhol como Língua estrangeira (E/LE) no ensino médio brasileiro. discutem-se, ainda, as bases teórico-metodológicas do documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio- Espanhol (MEC, 2006). apresentam-se, também, algumas sugestões de temas que podem ser trabalhados na sala de aula de E/LE para fomentar o conhecimento da heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana com o objetivo de reconhecer-se como cidadão brasileiro.

ensino de espanhol; heterogeneidade; interculturalidade


UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br