Acessibilidade / Reportar erro

O interlocutor nas propostas de produção textual no livro didático

The interlocutor in the textual productions found in textbooks

eEte artigo resulta de pesquisa que teve como propósito analisar duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa, mais utilizadas atualmente na região noroeste do Paraná, destacando, nas propostas de produção textual, a imagem e a influência do interlocutor no ato da escrita. Os resultados demonstram que somente uma coleção apresentou propostas de produção sem definição de interlocutores. Porém, o problema não se estabeleceu somente na falta do destinatário, sendo observado que a forte presença do interlocutor "professor e colega", na imagem de avaliadores, acarreta dificuldades para a construção da escrita. Percebe-se que as coleções investigadas apresentam incoerência, no entanto, uma delas valoriza a interlocução, tentando eliminar a artificialidade da escrita; diferentemente, a segunda coleção não apresenta nenhum esforço para diminuir a imagem de avaliador do interlocutor.

interlocutor; produção textual; interação; livro didático


UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br