Acessibilidade / Reportar erro

TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESCRITA EM AULA DE HISTÓRIA: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES OFICIAIS?

PEDAGOGICAL WORK WITH WRITING IN HISTORY LESSON: WHAT DO THE OFFICIAL GUIDELINES SAY?

RESUMO

Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História.

Palavras-chave:
gêneros textuais; letramento científico; pesquisa

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Rua Sérgio Buarque de Holanda, n.571 - Cidade Universitária - CEP: 13083-859, Telefone: (+55) 19 - 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: tla@unicamp.br