SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Efeitos dos setores econômicos e da escolaridade sobre o rendimento do trabalho no Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Economia e Sociologia Rural

Print version ISSN 0103-2003

Abstract

SILVA, Denise Michele Furtado da; KHAN, Ahmad Saeed  and  LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales. Produção de milho híbrido no Estado do Ceará: aspectos tecnológicos, competitivos, geração de emprego e renda. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2006, vol.44, n.1, pp. 119-146. ISSN 0103-2003.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032006000100006.

O objetivo geral deste estudo é analisar o Programa de Milho Híbrido considerando-se a competitividade, o nível tecnológico, a geração de emprego e renda no Estado do Ceará. A pesquisa foi realizada nos municípios com maiores produções de milho híbrido na região do Estado do Ceará (Iguatú, Milagres e Capistrano). Os dados utilizados foram obtidos junto aos produtores de milho, através de entrevistas diretas. Foram calculados os índices tecnológicos de cada tecnologia e conjunto de tecnologias utilizado pelos produtores de milho híbrido. Foram calculados os indicadores de rentabilidade como margem bruta, lucro operacional e índices de lucratividade. As tecnologias de controle de mato, semente, e desbaste apresentaram maior contribuição no índice tecnológico geral da produção de milho híbrido, enquanto a tecnologia de pós-colheita teve menor participação neste índice. A renda média, por hectare, com milho híbrido em todos os municípios é superior a do milho variedade. Os indicadores analisados mostram que a cultura de milho híbrido é rentável e que os produtores pesquisados são competitivos.

Keywords : milho híbrido; tecnologia; renda; emprego; rentabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese