SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Determinantes da adoção da tecnologia de despolpamento na cafeiculturaModelagem comportamental pela técnica da preferência declarada aplicada aos agricultores de Santa Helena (PR) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Economia e Sociologia Rural

versión impresa ISSN 0103-2003

Resumen

XAVIER, Leonardo Ferraz; COSTA, Rafael de Farias  y  COSTA, Ecio de Farias. Adoção de tecnologias poupadoras de água na fruticultura irrigada do Vale do São Francisco: uma comparação entre percepções de colonos e empresas. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2006, vol.44, n.2, pp. 219-241. ISSN 0103-2003.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032006000200004.

O presente trabalho apresenta uma avaliação comparativa entre a percepção dos colonos e das pequenas, médias e grandes empresas que atuam no Vale do São Francisco, localizadas nos Perímetros Irrigados de Nilo Coelho e Maria Tereza, quanto à adoção de tecnologias de irrigação poupadoras de água. A avaliação utiliza metodologia de estudo baseada em pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários junto aos irrigantes. Todas as informações obtidas em perguntas relacionadas a custos de instalação e manutenção, produtividade das tecnologias utilizadas pelos produtores, e outras à disposição, foram utilizadas na determinação dos resultados. A análise aponta uma maior utilização pelos empresários, de sistemas de irrigação mais modernos frente aos menos indicados à fruticultura irrigada na região em estudo, mas ainda assim, entraves estão presentes e este conhecimento das tecnologias mais eficientes não é unânime. Quanto aos colonos, é mais freqüente a utilização de sistemas não adequados, o que incorre em ineficiência produtiva por parte dos mesmos.

Palabras llave : Fruticultura Irrigada; Tecnologias de Irrigação; Taxas de Adoção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués