SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Dinâmica e evolução de sistemas familiares de produção leiteira em Uruará, frente de colonização da Amazônia brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Economia e Sociologia Rural

versión impresa ISSN 0103-2003

Resumen

LINS, Hoyêdo Nunes. Sistemas agroalimentares localizados: possível "chave de leitura" sobre a maricultura em Santa Catarina. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2006, vol.44, n.2, pp. 313-330. ISSN 0103-2003.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032006000200008.

O artigo foca os "sistemas agroalimentares localizados" (SAL), clusters de atividades de produção de alimentos que registram produção primária, transformação e comercialização. Representando uma derivação para questões rurais das abordagens sobre aglomerações produtivas, esse enfoque chama a atenção para os recursos locais específicos, especialmente os de ordem ambiental e sócio-cultural. O tema dos SAL é utilizado como "chave de leitura" em estudo sobre a maricultura de Santa Catarina, setor que outorgou destaque nacional a esse estado no cultivo de moluscos. Sublinha-se, na análise, a importância de fatores relacionados aos "capitais" humano, social e natural, presentes no litoral catarinense, e acentua-se o caráter de "recurso específico" incrustado na rede de vínculos que sustentou o crescimento da maricultura, uma rede que se revela, ela própria, uma importante inovação.

Palabras llave : Sistemas Agroalimentares Localizados; Desenvolvimento Local-Regional; Santa Catarina; Maricultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués