SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Tipologia municipal de classes sociocupacionais: uma nova dimensão para análise das desigualdades territoriais no BrasilProcedimento para análise de decisão quanto à prevenção de doenças em animais: uma aplicação da Teoria dos Jogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003

Resumo

SARTORI, Marco Antônio et al. Análise de arranjos para extração de óleos vegetais e suprimento de usina de biodiesel. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2009, vol.47, n.2, pp. 419-434. ISSN 0103-2003.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032009000200005.

O objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação técnico-econômica da implantação de unidades de extração de óleos vegetais, buscando a inserção da agricultura familiar na cadeia de produção do biodiesel. Foram propostos três modelos de projetos (arranjos) de unidades de extração de óleos vegetais em diferentes tamanhos, utilizando extração por prensagem e extração mista (extração por prensagem e por solvente) e diferentes oleaginosas (mamona e soja). Para a análise de escala, utilizaram-se escalas de produção de óleo entre 50 e 60 toneladas por dia, com dados reais de mercado quanto a investimentos, preços de insumos de processo, oleaginosas e óleo vegetal. Quanto às análises econômicas, utilizou-se o software BioSoft, aplicativo de apoio à decisão, desenvolvido para análise de unidades de produção de biodiesel, adaptado à avaliação de unidades de extração de óleo vegetal. Como resultado, constatou-se que a unidade de extração química que produz óleos de mamona e soja apresenta resultados mais satisfatórios. No entanto, este modelo privilegia um menor retorno social, pois o número de famílias envolvidas é menor, visto que, ao usar a soja, ele trabalha com apenas 50% da matéria-prima proveniente da agricultura familiar.

Palavras-chave : óleo vegetal; extração; viabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português