SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2Avaliação sob risco da capacidade de pagamento por água bruta de produtores da Bacia do Jaguaribe (CE)As consequências dos acordos de livre comércio sobre o setor de lácteos no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003

Resumo

PEREIRA, Matheus Wemerson Gomes; TEIXEIRA, Erly Cardoso  e  LIMA, João Eustáquio de. Adoção sequencial de tecnologia pós-colheita aplicada à cafeicultura em Viçosa (MG). Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2010, vol.48, n.2, pp. 381-404. ISSN 0103-2003.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032010000200006.

O processo de adoção tecnológica na agricultura é de fundamental importância para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas. O objetivo deste artigo é avaliar os determinantes da adoção da tecnologia pós-colheita na cafeicultura em Viçosa (MG), no ano de 2007. Os resultados sugerem que o modelo sequencial é o mais apropriado à análise e que as variáveis associativismo, rentabilidade, treinamento, crédito, capital próprio e escolaridade são os principais determinantes na adoção de estágios mais elevados de tecnologia pós-colheita aplicada à cafeicultura. Os efeitos marginais mais importantes para adoção de maiores níveis tecnológicos são associativismo, treinamento, crédito e rentabilidade.

Palavras-chave : adoção tecnológica; café; Multinomial Logit; razão de risco relativo; Minas Gerais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português