SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue4Impactos da facilitação de comércio: evidências do modelo gravitacionalPoder de mercado no varejo alimentar: uma análise usando os preços do estado de São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Economia e Sociologia Rural

Print version ISSN 0103-2003

Abstract

NARDELLI, Paula Moreira  and  MACEDO, Marcelo Alvaro da Silva. Análise de um projeto agroindustrial utilizando a Teoria de Opções Reais: a opção de adiamento . Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2011, vol.49, n.4, pp. 941-966. ISSN 0103-2003.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032011000400006.

O objetivo geral deste trabalho é analisar a viabilidade econômico­financeira de um projeto agroindustrial, através da Teoria de Opções Reais (TOR). A justificativa para utilização da TOR está centrada no fato de que os métodos tradicionais de análise de projetos (VPL e TIR) ignoram duas características importantes: a) a irreversibilidade e b) a possibilidade de adiamento da decisão de investir. Essas características, junto à incerteza sobre o futuro, fazem com que a oportunidade de investimento seja análoga a uma opção financeira. Com o intuito de aplicar estes conceitos, será realizado um estudo de caso, que consiste em um projeto agroindustrial de processamento de frutas, em que se pretende produzir sucos, polpas, geleias, doces e frutas desidratadas. A avaliação pretende demonstrar o valor das flexibilidades operacionais que esse projeto apresenta, como adiar a implementação do mesmo. Para isso, adotou-se a metodologia proposta por Copeland e Antikarov (2001), que adiciona à avaliação tradicional de Fluxo de Caixa Descontado as Opções Reais que o projeto possui. O resultado obtido para o valor presente líquido expandido do projeto, considerando-se as opções reais, para o quarto ano, foi de R$ 891.877,00, aumento de 207% em relação ao valor presente tradicional.

Keywords : Opções reais; Agronegócio; Viabilidade econômico-financeira; Projetos de investimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese