SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1A emergência dos conselhos setoriais na agroindústria brasileira: gênese de uma governança mais ampla?O cooperativismo e a gestão dos riscos de mercado: análise da fronteira de eficiência do agronegócio paranaense author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Economia e Sociologia Rural

Print version ISSN 0103-2003

Abstract

RESENDE FILHO, Moisés de Andrade; BRESSAN, Valéria Gama Fully; BRAGA, Marcelo José  and  BRESSAN, Aureliano Angel. Sistemas de equações de demanda por carnes no Brasil: especificação e estimação. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2012, vol.50, n.1, pp. 33-50. ISSN 0103-2003.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032012000100002.

Especificações alternativas do sistema de demanda quase ideal (AIDS) foram utilizadas para estimar as demandas agregadas das carnes bovina, suína e de frango e outros bens de consumo e as suas elasticidades no Brasil. Detectada a necessidade de se utilizar a variável tendência nas equações dos modelos, observou-se uma tendência de crescimento da demanda por carnes e de decrescimento da demanda por outros bens de consumo. A variável dummy para o Plano Real indicou que o mesmo não afetou as demandas. Com base nas elasticidades próprios-preços Marshallianas, as demandas por carnes são inelásticas e a demanda por outros bens de consumo é elástica. As elasticidades preços-cruzados Marshallianas e Hicksianas confirmaram que as carnes bovina, suína e de frango são bens substitutos. As elasticidades-gasto indicaram que todos os bens são normais, exceto a carne suína que é um bem inferior. Como é provável que o gasto com o consumo das famílias aumente ao longo do tempo, ceteris paribus, as elasticidades gasto indicam que a demanda por carnes perderá importância para os outros bens de consumo, que o consumo de carne bovina perderá importância para a carne de frango e que o consumo de carne de porco perderá importância para as outras carnes.

Keywords : demanda por carnes; sistema de demanda quase ideal; elasticidade; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese