SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1Causas do desmatamento no Brasil e seu ordenamento no contexto mundialLogística reversa de defensivos agrícolas: fatores que influenciam na consciência ambiental de agricultores gaúchos e mineiros author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Economia e Sociologia Rural

Print version ISSN 0103-2003

Abstract

FIRETTI, Ricardo et al. Análise de variáveis estratégicas para o desenvolvimento da agropecuária da região do Pontal do Paranapanema. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2012, vol.50, n.1, pp. 141-156. ISSN 0103-2003.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032012000100008.

O objetivo do trabalho é identificar as atividades rurais com maior capacidade de geração de emprego e renda e as relações existentes entre o desenvolvimento científico e capacitação rural no Pontal do Paranapanema em horizonte temporal de 10 anos (2008-2018). Utilizou-se a abordagem Technological Foresight para a estruturação do levantamento prospectivo e métodos e técnicas de estatística multivariada na análise dos resultados. As informações foram levantadas em um painel estruturado com a participação de 50 especialistas da região. Os resultados demonstram que níveis de capacitação técnica, oferta de tecnologias e assistência técnica são variáveis que têm grande importância para geração de emprego e renda futura. Além disso, ações de transferência de tecnologia são prioritárias no curto prazo e as de P&D com capacitação técnica de produtores e trabalhadores rurais, no longo prazo. Destacaram-se, para a geração de empregos ao trabalhador rural, as atividades de produção relacionadas à agroindústria. Novas atividades como a heveicultura, eucalipto, caprinos, ovinos, integração lavoura-pecuária e plantas ornamentais foram consideradas importantes para a geração de renda.

Keywords : agricultura familiar; produtor rural; prospecção; technological foresight; transferência de tecnologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese