SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue2Separação entre propriedade e decisão de gestão nas cooperativas agropecuárias brasileirasDinâmica demográfica e uso da terra no cerrado brasileiro: reflexões a partir da experiência do Padap author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Economia e Sociologia Rural

Print version ISSN 0103-2003

Abstract

ONATE, Carlos Andrés  and  LIMA, Roberto Arruda de Souza. Importância das cooperativas de crédito para fornecedores de cana-de-açúcar: um estudo de caso. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2012, vol.50, n.2, pp. 301-318. ISSN 0103-2003.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032012000200006.

No presente trabalho analisa-se a importância das cooperativas no mercado de crédito rural do Brasil, com foco na visão de quem demanda empréstimos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso referente à Cooperativa de Crédito Rural dos Fornecedores de Cana e Agropecuaristas da Região de Piracicaba (Cocrefocapi). O objetivo principal é mostrar a importância da Cocrefocapi no financiamento dos fornecedores de cana de Piracicaba, a partir da análise da influência de vários fatores presentes na decisão dos cooperados em escolher esta instituição como principal financiadora. Assim, foram elaborados e testados dois modelos econométricos de resposta qualitativa, além de várias análises descritivas. Os resultados mostram que o tamanho da terra é um fator que deve ser considerado ao se analisar a demanda por crédito agrícola. Além disso, não existe evidência econométrica que mostre que os associados com maior participação no capital institucional da Cocrefocapi tenham maiores incentivos para tomar empréstimos junto à cooperativa. Por outro lado, embora os fornecedores que tomaram empréstimos na Cocrefocapi a tenham escolhido principalmente por menores custos de transação, os resultados indicam que muitas destas pessoas tomaram empréstimos em outras instituições, pois, além de produzirem cana, conduzem outras atividades econômicas que não são financiadas pela Cocrefocapi.

Keywords : crédito rural; cooperativas de crédito; custo de transação; capital institucional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese