SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue3Ações Coletivas no Agronegócio: uma análise da produção científica no Brasil a partir de teses e dissertações (1998-2012) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Economia e Sociologia Rural

Print version ISSN 0103-2003On-line version ISSN 1806-9479

Abstract

PINHA, Lucas Campio; BRAGA, Marcelo José  and  CAMPOS, Antônio Carvalho. Grau de Concorrência e Poder de Mercado nas Exportações de Leite em Pó para o Brasil. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2016, vol.54, n.3, pp.393-412. ISSN 1806-9479.  http://dx.doi.org/10.1590/1234-56781806-94790540301.

Há indícios de que Argentina e Uruguai atuem como oligopolistas e exerçam poder de mercado nas exportações de leite em pó para o Brasil. As firmas dos dois países supracitados exportam quase a totalidade destes derivados para o território brasileiro, ao passo que há uma regionalização do comércio internacional destes produtos, restringindo a concorrência com outros países. O objetivo central do presente trabalho é verificar o grau de concorrência nas exportações de leite em pó integral e desnatado para o Brasil pela existência do poder de mercado praticado pelos países exportadores. Para isto, utiliza-se o modelo de demanda residual, estimado por mínimo quadrado de dois estágios (MQ2E), seemingly unrelated regressions (SUR) e mínimo quadrado de três estágios (MQ3E). Os resultados indicam que o Uruguai atua como oligopolista e exerce poder de mercado em ambos os mercados, enquanto a Argentina, apenas no caso do leite em pó integral. Os resultados sugerem que o Brasil deve buscar meios de elevar a concorrência nas importações de leite em pó, já que, assim, os preços tenderiam a ser menores e os consumidores se beneficiariam neste aspecto.

Keywords : Concorrência; Poder de mercado; Leite em pó desnatado; Leite em pó integral; Exportação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )