SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue2Heritage and Patrimony of the Peasantry Framework and Rural Development Indicators in Rural Communities in MexicoDeterminantes para Cumprimento do Prazo de Projetos do Programa de Aquisição Alimentos - Doação Simultânea em Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Economia e Sociologia Rural

Print version ISSN 0103-2003On-line version ISSN 1806-9479

Abstract

SANTOS, Anderson Moreira Aristides dos  and  JACINTO, Paulo de Andrade. O Impacto do Programa Saúde da Família Sobre a Saúde das Crianças da Área Rural do Brasil. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2017, vol.55, n.2, pp.227-246. ISSN 0103-2003.  http://dx.doi.org/10.1590/1234-56781806-94790550202.

Este trabalho buscou analisar o impacto do Programa Saúde da Família (PSF) sobre a saúde das crianças (menores de 12 anos) da área rural do Brasil com base nos dados da PNAD (2008), utilizando os métodos Propensity Score Matching e Mínimos Quadrados Ordinários, aplicando análises de sensibilidade. Os resultados indicaram que o PSF possui um impacto estatisticamente significativo e de magnitude elevada sobre a saúde das crianças da área rural do Brasil. Contudo, ele está concentrado nas regiões Norte e Nordeste, sendo não significativo no Centro-Sul do País. No caso da região Norte, esse impacto independe da idade, enquanto na região Nordeste ele é significativo para as menores faixas de idade. A análise de sensibilidade indicou robustez dos resultados, principalmente para crianças mais novas. Portanto, há a confirmação da hipótese de que indivíduos das regiões mais pobres da área rural são beneficiados por esse tipo de política.

Keywords : Saúde da criança; Brasil rural; efeito do tratamento; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )