SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue2Determinantes para Cumprimento do Prazo de Projetos do Programa de Aquisição Alimentos - Doação Simultânea em Minas GeraisPadrão de Substituição entre Carnes no Consumo Domiciliar do Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Economia e Sociologia Rural

Print version ISSN 0103-2003On-line version ISSN 1806-9479

Abstract

TOIGO, Camila Horst  and  CONTERATO, Marcelo Antonio. Pobreza, Vulnerabilidade e Desenvolvimento no Território Rural Zona Sul: o que aponta o Índice de Condição de Vida?. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2017, vol.55, n.2, pp.267-284. ISSN 1806-9479.  https://doi.org/10.1590/1234-56781806-94790550204.

O artigo apresenta a construção do Índice de Condição de Vida (ICV), baseado na Abordagem das Capacitações e na Abordagem dos Meios de Vida, e sua aplicação no Território Rural Zona Sul do Rio Grande do Sul. A pesquisa buscou refletir sobre a existência (ou não) de situações concretas ou potenciais de vulnerabilidade e pobreza. Para isto, foram analisados os resultados, por indicadores e por instância, auferidos pelo ICV no Território Rural Zona Sul do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram, então, que as famílias não estavam expostas, a priori, às situações de vulnerabilidade e pobreza. Porém, dada a existência comprovada de privações para o alcance de um maior nível de bem­-estar, questionou-se sobre uma possível situação de acomodação resignada na qual essas famílias poderiam estar imersas.

Keywords : Desenvolvimento humano; pobreza; vulnerabilidade; ruralidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )