SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número1Dualismo no Campo e Desigualdades Internas na Agricultura Familiar BrasileiraRegionalização da Sober: a experiência do Nordeste índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003versão On-line ISSN 1806-9479

Resumo

BASTOS, Suzana Quinet; BETARELLI JUNIOR, Admir Antônio; GOMES, Bruno Silva de Moraes  e  DINIZ, Jéssyka Aparecida de Souza. Evidências entre a Qualidade das Bacias Hidrográficas e as Características dos Municípios de Minas Gerais. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2018, vol.56, n.1, pp.143-162. ISSN 1806-9479.  https://doi.org/10.1590/1234-56781806-94790560109.

A qualidade, a escassez e a alocação dos recursos hídricos brasileiro são preocupações recorrentes no debate político em curso. Uma forma de contribuir para esse debate é analisar e conciliar a qualidade dos recursos hídricos e as características socioeconômicas de alguns municípios do estado de Minas Gerais para 2010. Essa articulação permite evidenciar alguns dos potenciais determinantes que influem na qualidade da água das regiões mineiras. Para atingir esse objetivo, o artigo utiliza o Indicador de Qualidade da Água, que, junto às variáveis socioeconômicas, permitem classificar os municípios mediante a articulação de duas técnicas: Análise de Componentes Principais e Cluster Analysis. Os resultados apontam que a qualidade da água se associa positivamente a vulnerabilidade à pobreza, taxa de analfabetismo, mortalidade, urbanização, tratamento inadequado de água e esgoto e expectativa de vida. No estado de Minas Gerais, os municípios do norte apresentam os melhores resultados quanto à qualidade das águas; porém, têm os mais baixos índices de desenvolvimento socioeconômico. Já a região sul possui maior concentração de atividades econômicas e, por consequência, os piores indicadores de qualidade das águas. Assim, percebe-se que a deterioração da qualidade da água se relaciona com a melhora dos fatores econômicos, evidenciando o problema da relação entre as atividades econômicas e a manutenção da qualidade ambiental.

Palavras-chave : indicador de qualidade da água; qualidade da água; análise multivariada; municípios e bacias de Minas Gerais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )