Acessibilidade / Reportar erro

IMPASSES POLÍTICOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMAZÔNIA* * Texto escrito onginalmente para o livro de David Goodman e Anthony Hall (eds.), The Future of Amazonia: Destruction or Sustainable Development?, The MacMillan Press Ltd., London (no prelo).

Os anos recentes demonstraram que há uma fratura entre as lutas camponesas e as organizações polfticas que buscam medicalizá-las e dirigi-las. É uma frarura de origem, um desenconlro de tempos e ritmos, de concepções. Os trabalhadores rurais foram à luta espontaneamente. Os partidos políticos chegaram depois, divididos ideologicamente e derrotados politicamente pela repressão. Chegaram com ideologias que não têm no trabalhador rural um sujeito político com missão histórica reconhecida. Contrapuseram a luta pela reforma agrária, luta econômica, à luta política pela terra, sem perceber que a reforma teve seu sentido inteiramente redefinido a partir da aliança entre o capital e a terra, promo vida pelos governos militares.

Amazonia: lutas camponesas; trabalhadores rurais; reforma agrária; movimentos sociais


Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br