Acessibilidade / Reportar erro

EXPERIÊNCIAS DE MULHERES. DESTINOS DE GÊNERO* * Este texto é o resultado de uma pesquisa realizada entre março e julho de 1986 em São Paulo, juntamente com Robert Cabanes (ORSTOM) e Marie Agnés Chauvel. Foi apresentado na mesa-redonda internacional sobre “Rapports sociaux de sexe: problématiques, méthodologiques, champs d’analyse” organizado pelo Atelier Production-Reproduction (APRE)/IRESCO/CNRS em Paris, novembro de 1987. Agradeço a Fundação Ford e a Fapesp que apoiaram distintos momentos deste trabalho e aos diretores e funcionários desta empresa que se dispuseram a colaborar na pesquisa.

O objetivo deste texto é refletir sobre a construção da experiência de operárias de uma indústria de auto-peças de São Paulo, a partir de suas narrativas de vida. A análise de como as trabalhadoras pensam e representam as circunstâncias de sua vida e de seu trabalho se faz a partir da descrição do trabalho na fábrica, de suas trajetórias de vida e de suas trajetórias profissionais: o trabalho doméstico e o trabalho assalariado, as práticas familiares e a carreira, as relações familiares e o trabalho, a migração e os projetos para o futuro. O fio condutor desta reflexão é a interrogação sobre as condições de formação de uma experiência coletiva das operárias e sobre as formas de representação desta experiência. Como conclusão, busca estabelecer relações entre estas experiências e a idéia de destino, entre as práticas desenvolvidas na vida quotidiana e as representações que têm as operárias sobre si mesmas, sobre suas vidas e sobre as mulheres.

Mulheres operárias: experiências e representações; histórias de vida


Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br