Acessibilidade / Reportar erro

Industrialismo, ecologia e democracia. Exploração em torno da participação de três atores sociais face ao esgotamento do produtivismo* * Este ensaio foi o ponto de partida de projeto de pesquisa sobre espaço público, industrialislllo c interesses pnvados no Brasil, ora em desenvolvimento. Foi escrito entre ] 987/88, recebcu algumas alterações para essa edição; originalmente corresponde ao texto que apresentei e discuti na primeira retmião do grupo de trabalho "Ecologia Política e Sociedade’’ da ANPOCS (V[l Encontro Nacional) em 1988. Leram esse texto e o discutiram comigo - pelo que agradeço muito - I der Sader (i.m.); Olgária Mattos; José Carlos Bruni; Maria Celia Paoli; Maria Amlinda An-uda e Oswaldo Será. (Certamente, eventuais afinnações e dados equivocados são de millha total responsabilidade)

O industrialismo, em escala mundial, é um complexo de apropriação dos recursos sociais pertencentes ao meio-ambiente, à produção científica e ao esforço reprodutivo de sociedades integradas ou, aos mercados. Tal processo equivale à "grande transfonmação" ou a produção em massa no mercado, que engendra um ritmo de vida dependente do "ethos" político de um regime produtivista capaz de induzir, no quadro contemporaneo brasileiro, ao entrechoque de duas praticas relacionadas com a democracia: a primeira postula uma participação funcional reforçadora do produtivismo, e a segunda sua confluência (problemática) com culturas políticas que valorizam os processos de participação e mudança não-planejadas. O artigo discute essas questões à luz do perfil e responsabilidade de três atores sociais no Brasil (trabalhadores/capitalistas; ecologistas e comunidade científica), e lança essa "cartografia" para cenários de reorganização societaria em fomlações industrialistas do hemisfério Norte, deixando em aberto a pergunta sobre os riscos de um comportamento reflexivo desses atores face a essa reorganização.

Brasil: industrialismo; ecologia; democracia; atores sociais; participação política


Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br