SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2A EXPERIÊNCIA DA INSEGURANÇA: Trabalho e Família nas Classes Trabalhadoras Urbanas em São PauloESTRUTURAS FAMILIARES E SISTEMA PRODUTIVO: Famílias Operárias na Crise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

D'INCAO, Maria Ângela. MODOS DE SER E DE VIVER: A Sociabilidade Urbana. Tempo soc. [online]. 1992, vol.4, n.1-2, pp.95-109. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.1590/ts.v4i1/2.84913.

O artigo trata de formas de sociabilidade encontradas em dois períodos históricos no sul do País: a sociabilidade ampla que pressupunha uma convivência com diferentes grupos sociais, uma relação ampla com as ruas e uma ausência de privacidade dos corpos e dos espaços e, a sociabilidade restrita, ou burguesa, a qual, por oposição, afasta os homens e as manifestações sociais da rua relegando os contatos sociais a contatos de classe social, instalando-se o cultivo da domesticidade e a privacidade dos espaços sociais, da mente e dos corpos.

Palavras-chave : sociabilidade urbana; espaço urbano; casa-rua; público e privado; modos de vida; brincadeiras de crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )