SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1-2Construção e desaparecimento do herói: uma questão de identidade nacionalA questão do herói-sujeito em cabra marcado para morrer filme de Eduardo Coutinho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

AUGUSTO, MARIA HELENA OLIVA. O moderno e o contemporâneo: reflexões sobre os conceitos de indivíduo, tempo e morte. Tempo soc. [online]. 1994, vol.6, n.1-2, pp.91-105. ISSN 0103-2070.  http://dx.doi.org/10.1590/ts.v6i1/2.85113.

As relações que os homens compartilham na sociedade, entre elas a própria forma como percebem o tempo, permitem-lhes atribuir significados específicos a várias dimensões de sua existência. O que se pretende nesta comunicação é refletir sobre o sentido que a morte adquire para os indivíduos na sociedade contemporânea e, através dessa reflexão, discutir o próprio significado que atribuem à vida. Com essa finalidade, discorrer-seá sobre alguns traços da vida social na modernidade, principalmente sobre a emergência do indivíduo livre e sobre as alterações que se fizeram sentir na noção de tempo. Em seguida, os mesmos traços serão identificados no mundo contemporâneo. A percepção das alterações de significado que a vida e a morte sofreram na vivência contemporânea das pessoas emergirá, espera-se, da comparação entre os dois momentos.

Palavras-chave : Indivíduo; tempo; morte; modernidade; liberdade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )