SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1-2The subject in Foucault: aesthetics of existence or moral experiment?From the empire of looking to the art of seeing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Tempo Social

Print version ISSN 0103-2070On-line version ISSN 1809-4554

Abstract

FIGUEIREDO, LUÍS CLAUDIO. Foucault e Heidegger. A ética e as formas históricas do habitar (e do não habitar). Tempo soc. [online]. 1995, vol.7, n.1-2, pp.136-149. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.1590/ts.v7i1/2.85214.

A partir de uma entrevista em que Foucault coloca a obra de Heidegger como uma das duas bases fundamentais de seu próprio pensamento (a outra é Nietzsche), o texto desenvolve uma das possibilidades de aproximação entre Heidegger e Foucault: a compreensão da ética enquanto morada e habitação. Os trabalhos derradeiros de Foucault, em que se renova o pensamento da ética através de um nítida separação entre ética e moral e mediante uma análise da ética enquanto procedimentos e técnicas de subjetivação - as tecnologias de si - são então contemplados por este ângulo. Ao final, é retomada e discutida a última mensagem de Foucault, a sua proposta de uma ética entendida como uma nova estética existencial.

Keywords : Foucault; Heidegger; ética; modos de subjetivação; estética existencial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )