SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2The process of productive restructuring and the young worker: knowledge and participationThe art critic at work índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo Social

versión impresa ISSN 0103-2070

Resumen

CARVALHO, Inaiá Maria Moreira de; ALMEIDA, Paulo Henrique de  y  AZEVEDO, José Sérgio Gabrielli de. Dinâmica metropolitana e estrutura social em Salvador. Tempo soc. [online]. 2001, vol.13, n.2, pp. 89-114. ISSN 0103-2070.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702001000200005.

Este artigo discute como a dinâmica da globalização e mudanças a ela associadas vêm afetando a conformação socioeconômica das metrópoles brasileiras, analisando, especificamente, o caso de Salvador. Após uma referência inicial à literatura sobre os processos em discussão, o texto assinala como a análise das reconfigurações espaciais e urbanas, no Brasil, não pode deixar de lado a herança histórica do processo de urbanização, a diferenciação da rede urbana e metropolitana e os efeitos espaciais e sociais das políticas recentes de inserção do país na nova ordem mundial. Analisa, a seguir, a trajetória e as transformações socioeconômicas recentes de Salvador, constatando como as mesmas são bastante similares às verificadas em outras metrópoles brasileiras, com efeitos adversos ampliados pelas condições e especificidades locais.

Palabras llave : metrópole; reestruturação produtiva; estrutura social urbana; emprego e desemprego.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués