SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relatoCurrículo, iniciação científica e evasão de estudantes de ciências sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo Social

versión impresa ISSN 0103-2070

Resumen

NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil. Tempo soc. [online]. 2003, vol.15, n.1, pp. 21-44. ISSN 0103-2070.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702003000100002.

Este texto examina as tendências de diversificação do sistema de educação terciária no âmbito internacional. O termo educação terciária sinaliza uma mudança de orientação no atendimento da demanda. No lugar de uma hierarquia rígida de cursos, currículos e instituições, buscam-se processos de aprendizagem mais flexíveis e interconectados. Tendo por referência essa experiência internacional, analisam-se as mudanças ocorridas no sistema de educação superior no Brasil após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) de 1996. É possível verificar um processo de diversificação do sistema de educação terciária no Brasil? Observa-se, por um lado, que a idéia da diversificação, nos seus vários planos, enfrenta diferentes tipos de resistências e parece chocar a cultura institucional estabelecida. Por outro lado, as alterações legais e as novas alternativas abertas, destituídas de programas de fomento pertinentemente implementados, arriscam frustrarem-se pela resistência do sistema ou pela sua deturpação.

Palabras llave : Diversificação; Sistema de educação terciária; Estruturas interconectadas; Flexibilidade do sistema.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués