SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Bourdieu e a renovação da sociologia contemporânea da culturaAlém do eu: literatura, história e memória em Teresina etc., de Antonio Candido author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo Social

Print version ISSN 0103-2070

Abstract

MAGNANI, José Guilherme Cantor. A antropologia urbana e os desafios da metrópole. Tempo soc. [online]. 2003, vol.15, n.1, pp. 81-95. ISSN 0103-2070.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702003000100005.

O texto analisa a situação da disciplina antropologia urbana no campo das ciências sociais e sua contribuição para o estudo e a compreensão do fenômeno urbano, principalmente no caso das grandes metrópoles contemporâneas. O eixo da argumentação é o de que, para realizar essa tarefa, a antropologia urbana tem à sua disposição o método etnográfico, porém o desafio é aplicar essa abordagem sem cair na "tentação da aldeia", isto é, a de buscar na heterogênea realidade das grandes cidades as condições da aldeia - pequenos grupos, contextos limitados - supostamente identificadas com o enfoque etnográfico. Vários exemplos de pesquisas recentes sobre a cidade de São Paulo, realizados no Núcleo de Antropologia Urbana (NAU) e no Departamento de Antropologia da USP são apresentados para mostrar as potencialidades da aplicação de conceitos, técnicas e métodos desenvolvidos na antropologia e, em particular, na antropologia urbana, para o estudo de formas de sociabilidade e práticas culturais na escala da metrópole.

Keywords : Antropologia urbana; Etnografia; Metrópole; Pesquisa de campo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese