SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A arquitetura, o corpo e o espelho sobre a beleza e o tempo na arte do Renascimento e em nossos diasSobre a sustentabilidade das associações voluntárias em uma comunidade de baixa renda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo Social

versión impresa ISSN 0103-2070

Resumen

DURAND, Jean Pierre. A refundação do trabalho no fluxo tensionado. Tempo soc. [online]. 2003, vol.15, n.1, pp. 139-158. ISSN 0103-2070.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702003000100008.

O artigo propõe o conceito de "fluxo tensionado" como elemento presente em diversas situações de trabalhado na atualidade, configurando uma nova combinatória produtiva. Essas situações não se reduzem ao método do just-in-time de organização, podendo ser capturadas tanto no segmento industrial como nos serviços e nas relações comerciais entre firmas. O texto está dividido em cinco partes: na primeira faz-se uma breve introdução sobre o contexto econômico e social em que se insere a utilização do fluxo tensionado; na segunda, ele é definido à luz das inovações recentes na produção e no trabalho (modelo japonês e lean-production); na terceira parte, mostra-se como a discussão contemporânea sobre competências é coerente com o novo formato; na quarta, interroga-se sobre o papel do sindicalismo diante do novo desafio; e, finalmente, na quinta parte, adverte-se para as limitações de sua aplicação em um cenário pró-trabalho.

Palabras llave : Novo modelo produtivo; Pós-fordismo; Toyotismo; Competência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués