SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Economists and economic cultures in Brazil and Argentina: toward a comparison on heterodoxiesEmployment systems: workplace human resources management strategies and labor institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo Social

Print version ISSN 0103-2070

Abstract

NORBERTO, Elaine. Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação: uma análise a partir do automóvel. Tempo Soc. [online]. 2004, vol.16, n.2, pp. 203-223. ISSN 0103-2070.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702004000200009.

O texto analisa estratégias de corporações automobilísticas de modo a defender três idéias. Em primeiro lugar, os aspectos materiais/funcionais, por um lado, e simbólicos, por outro, estão intimamente relacionados na construção de uma marca automobilística. Da coerência dessas ações derivam sinergias que transformam a marca num operador simbólico entre a corporação e os atores do mercado. Em segundo, o operador simbólico, uma vez constituído, pode favorecer, ou restringir, o acesso da corporação a segmentos de mercados, o que está vinculado ao processo de globalização. Em terceiro lugar, isso ocorre em virtude de a função da marca ser um dispositivo usado em estratégias de diferenciação e construção de identidades sociais. No desenvolvimento dessas idéias, procura-se dialogar com autores contemporâneos que refletiram sobre a questão da significação, como M. Sahlins, J. Baudrillard e C. Castoriadis.

Keywords : Marcas; Estratégias corporativas; Automóveis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese