SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Firm strategies on brands and social strategies on differentiation: an analysis from the automobilie perspectiveUnemployment - markets, institutions and perceptions: comparing Brazil and Japan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo Social

Print version ISSN 0103-2070

Abstract

MARSDEN, David. Sistemas de emprego, estratégias de gestão e instituições do trabalho. Tempo Soc. [online]. 2004, vol.16, n.2, pp. 225-255. ISSN 0103-2070.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702004000200010.

O artigo sublinha a importância do estudo da dinâmica da relação de emprego para o entendimento das mudanças recentes tanto na gestão de recursos humanos no mercado de trabalho, como nas instituições sindicais. A relação de emprego é uma instituição socioeconômica que deve satisfazer os interesses daqueles que a adotam, sejam firmas, sejam trabalhadores. Na primeira parte, examina-se a estrutura da relação de emprego e os requerimentos para a sua viabilidade. Nas duas partes seguintes, procura-se mostrar como o entendimento antes estabelecido afeta a compreensão da dinâmica de diferentes tipos de sistemas de gestão de recursos humanos nos locais de trabalho e como ele impõe um novo foco à abordagem das instituições sindicais, e assim, ao fazê-lo, explora-se como aplicar essa linha de análise ao estudo de formas de emprego emergentes, como o "emprego baseado em projeto", o qual, à primeira vista, poderia ser entendido como um desafio aos fundamentos da relação de emprego.

Keywords : Sistemas de emprego; Relação de emprego; Gestão de recursos humanos; Organização do trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese