SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Citizenship, racial identity and nation building in South AfricaMexican-Americans and the American nation: a response to professor Huntington índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo Social

versión impresa ISSN 0103-2070

Resumen

SILVA, Graziella Moraes Dias da. Ações afirmativas no Brasil e na África do Sul. Tempo soc. [online]. 2006, vol.18, n.2, pp. 131-165. ISSN 0103-2070.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702006000200007.

Neste artigo, comparo as políticas de ações afirmativas no ensino superior no Brasil e na África do Sul. Algumas perguntas orientam essa comparação: por que países com histórias e estruturas raciais completamente diferentes estão implementando políticas semelhantes para lidar com a desigualdade entre as raças? Mais especificamente, por que o Brasil, um país de fronteiras raciais menos rígidas do que a África do Sul, implantou uma forma mais radical de ação afirmativa? Como as diferentes compreensões nacionais do que é raça influenciam a adoção e as discussões sobre as ações afirmativas dirigidas às questões raciais? Por fim, e talvez mais importante, como essas políticas "importadas" influenciam os debates raciais no Brasil e na África do Sul?

Palabras llave : África do Sul e Brasil; Estudos comparativos; Quadros interpretativos; Ação afirmativa; Relações étnico-raciais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués