SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Children of immigrants in the United StatesSocializing for factory work: the Senai-Mercedes-Benz author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo Social

Print version ISSN 0103-2070

Abstract

PEROSA, Graziela. Educação diferenciada e trajetórias profissionais femininas. Tempo soc. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 51-68. ISSN 0103-2070.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702008000100003.

Este artigo tem como objetivo examinar os usos e os efeitos da passagem pelo sistema de ensino, focalizando estratégias desenvolvidas por famílias de dirigentes paulistas para controlar a educação escolar de suas filhas, em uma cidade em acelerado processo de urbanização, crescimento demográfico vertiginoso e de industrialização crescente como era São Paulo nas décadas de 1950 e 1960. Constituiu em objeto de estudo as trajetórias socioprofissionais de um grupo de mulheres, ex-alunas de três escolas católicas da cidade, para interrogar-se sobre a gênese dos investimentos femininos no mundo social. Os procedimentos de pesquisa incluiram uma pesquisa de campo, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas biográficas com ex-professoras, diretoras das escolas e ex-alunas. Os resultados sugerem que o investimento diferenciado dessas mulheres sobre a esfera profissional está relacionado com a estrutura de patrimônio das famílias, as formas de estruturar a experiência escolar das meninas e os padrões de alianças matrimoniais realizadas por esse grupo de mulheres.

Keywords : Famílias de elite; Escola privada; Profissionalização feminina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese