SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Socializing for factory work: the Senai-Mercedes-BenzThe quality of teachers as a factor in school efficiency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo Social

Print version ISSN 0103-2070

Abstract

LINHARES, Elizabeth Ferreira. Escravos na roça, anjos na escola. Tempo soc. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 95-117. ISSN 0103-2070.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702008000100005.

Baseado em um estudo de caso, este artigo trata do processo de mudança e da construção dos diferentes contextos sociais e os respectivos significados da infância e da escola para um grupo de antigos colonos da cafeicultura fluminense, atualmente beneficiário de um assentamento rural na região serrana do estado. Considerando o desenvolvimento histórico e social do colonato e a progressiva desconstrução das relações que o constituíam, são analisadas as condições vividas pelas crianças de diferentes gerações, com ênfase especial nas mudanças operadas no papel desempenhado e no significado da escola para este grupo, e suas implicações para a vida cotidiana das crianças e para as próprias representações sobre a infância.

Keywords : Colonato; Reforma agrária; Infância; Escolarização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese