SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Paradoxos do trabalho associadoBiografias e movimentos de luta por terra em Pernambuco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070

Resumo

HOLMES, Pablo. Briga de família ou ruptura metodológica na teoria crítica (Habermas X Honneth). Tempo soc. [online]. 2009, vol.21, n.1, pp. 133-155. ISSN 0103-2070.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702009000100008.

Este artigo tenta lançar luz sobre as possíveis convergências e divergências entre os pontos de vista teóricos de Axel Honneth e Jürgen Habermas, dois dos mais importantes filósofos sociais das últimas décadas. Primeiramente, tenta-se, a partir de seus pressupostos metodológicos, posicioná-los ante o debate contemporâneo entre éticas do "bem" e do "justo". Depois, é incluída a intuição de que as lutas sociais por reconhecimento podem se tornar um medium relativamente frutífero para compreender a linha evolutiva que levou às instituições políticas da modernidade ocidental. Examinando-se, por fim, o papel do direito em sociedades modernas, tenta-se observar até onde pode chegar a teoria do discurso habermasiana e em que ela pode ser complementada pela teoria do reconhecimento social.

Palavras-chave : Direito moderno; Teoria do discurso; Teoria social do reconhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Portuguêspdf em Português