Renata Guedes Mourão Macedo RENATA GUEDES MOURAO MACEDO

SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A sociology of "business" in the Mexican capitalInformalities and legitimacies in the Bolivian urban peripheries (Cochabamba) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo Social

versión impresa ISSN 0103-2070

Resumen

KESSLER, Gabriel. Trabalho, privação, delito e experiência portenha.Traducido porRenata Guedes Mourão Macedo. Tempo soc. [online]. 2010, vol.22, n.2, pp. 79-99. ISSN 0103-2070.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702010000200005.

Este artigo está baseado em minhas pesquisas com pessoas, em geral jovens, que cometeram crimes contra o patrimônio nas últimas décadas em Buenos Aires. A análise enfatiza as distintas formas de articulação entre crime, trabalho, pobreza e experiência urbana ao longo do tempo. O objetivo é demonstrar que, longe de um "submundo do crime", com sua lógica própria, as transformações nas ilegalidades estudadas estão condicionadas em geral por dois fatores: as transformações do mercado de trabalho e as mudanças na experiência cultural da pobreza, cujo sentido está ligado ao também mutante lugar do consumo. Por fim, a cidade, lugar onde tudo transcorre, transformase ao mesmo tempo em que a experiência urbana dos sujeitos se altera e interfere nas ilegalidades estudadas.

Palabras llave : Trabalho; Crime; Pobreza; Cidade; Buenos Aires.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués