SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Cientistas sociais no Sistema Único de SaúdeA globalização da cura espírita Biomedicina, João de Deus e seus seguidores australianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

CARDOSO, Ana Claudia Moreira. O trabalho como determinante do processo saúde-doença. Tempo soc. [online]. 2015, vol.27, n.1, pp.73-93. ISSN 0103-2070.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-207020150110.

Pretende-se analisar como, no contexto atual, as condições organizacionais e físicas do trabalho, as situações e as relações de trabalho e as formas de gestão estão determinando e contribuindo para o adoecimento dos trabalhadores. Para compreender uma relação tão complexa, discute-se a necessidade de empreender olhares diferentes e complementares. Assim, a partir do depoimento de uma trabalhadora adoecida pelo trabalho, pretende-se construir um diálogo com alguns estudos teóricos que tratam da relação entre a atividade do trabalho e a saúde do trabalhador, sendo analisadas, ainda, as informações teórico-metodológicas de pesquisas internacionais que têm como foco a saúde do trabalhador.

Palavras-chave : Saúde do trabalhador; Saúde mental; Organização do trabalho; Assédio organizacional; Setor bancário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )