Acessibilidade / Reportar erro

Formação, especialização, diplomação: da universidade à instituição de ensino superior* * Este texto foi parcialmente concebido e escrito em 2003 e incluído no memorial apresentado a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas da Universidade de Sao Paulo (fflch-usp) para concurso de livre-docencia no Departamento de Sociologia, posteriormente incorporado no memorial apresentado a mesma instituicao por ocasiao do concurso para professor titular, em 2009. Foi apresentado em algumas ocasioes, como o I Workshop da Pos-Graduacao da Universidade Estadual Paulista (Unesp), organizado pela Pro-Reitoria de Pos- -Graduacao, em 15 de setembro de 2008, e tambem na Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro (puc-Rio), em 7 de outubro de 2012, assim como em aulas, discussoes e seminários no ambito do meu departamento e da usp. Hesitei em publicar o texto, e na verdade em conclui-lo, ao longo dos anos, em virtude da ampla literatura sobre o assunto e da impossibilidade de estudo continuado e satisfatorio do problema. Instigado por alguns colegas, apresento agora o texto, embora inacabado, cortado e vergando sob o peso de muita literatura relevante que nao pode ser lida e meditada. A reflexão sobre o assunto iniciou-se no momento de meu ingresso na usp como professor, em 1997, e a partir dai no grupo de leituras e discussoes sobre a universidade que coordenei, entre o fim dos anos de 1990 e inicio dos anos 2000, com minha colega Sylvia G. Garcia e alunos/as do curso de ciencias sociais da usp. Os trabalhos de Irene Cardoso e Franklin L. e Silva foram, tanto na ocasiao como agora, estimulo e orientacao segura. Agradeco a leitura e os comentarios de Juliana Perez, Gabriel Cohn, Laurindo Minhoto e Carlos Eduardo Vieira. A responsabilidade pelo texto, como de praxe, e do autor.

Liberal education, specialization, certification: from the university to the higher education institution

RESUMO

O artigo procura discutir os sentidos da formação, da especialização e da diplomação em diversos momentos da universidade/instituição de ensino superior no Ocidente. Oferece um enquadramento teórico para acompanhar e interpretar as transformações históricas que atingem as ideias de formação e universidade. Articula a situação atual da universidade/instituição de ensino superior com as assim chamadas "sociedade do conhecimento" e "sociedade do consumo", a fim de evidenciar o nexo que se estabelece entre diplomação em massa e consumo. Por fim, glosa alguns problemas que atingem as instituições de ensino superior no mundo contemporâneo e no Brasil em particular.

Palavras-chave:
Formação; Diplomação; Especialização; Universidade; Mercado; Instituição de Ensino Superior

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br