SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Questões metodológicas em Guerra e paz: Causação, agência e refiguração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

PONTES, Heloisa. Cidades, cultura e gênero. Tempo soc. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp.7-27. ISSN 1809-4554.  http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.105994.

Centrado na apreensão das conexões empíricas e das inter-relações analíticas entre produção cultural, cidade e gênero, o artigo visa a um tríplice objetivo: mapear alguns dos modelos teóricos utilizados na análise e interpretação desses fenômenos; discutir uma bibliografia específica sobre cidade, linguagem artística e experiência social; analisar o entrelaçamento dessas dimensões na cidade de São Paulo, nos anos de 1940 a 1960, com foco na dramaturgia e com o auxílio de exemplos retirados de Florença, Paris e Buenos Aires. Entendendo as cidades como arenas culturais, como "lugar de germinação, de experimentos e de combate cultural" (Morse), o artigo partilha a ideia de que "as cidades e suas representações se produzem mutuamente" (Gorelik) e defende o argumento de que determinadas manifestações culturais só acontecem em cidades específicas em função das condições sociais, do potencial e dos constrangimentos que enredam a criação, a autoria, a linguagem e as relações de gênero.

Palavras-chave : Cidade; Produção cultural; Linguagem; Relações de gênero; Dramaturgia; Modernidade; Modernismo; São Paulo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )