Acessibilidade / Reportar erro

Cidades, cultura e gênero1 . Este ensaio foi apresentado originalmente sob a forma de uma "prova didática", em 10 de dezembro de 2014, em concurso para professor titular - Departamento de Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas, na área de "produção simbólica" - com o objetivo de mostrar as marcas da literatura mobilizada ao longo da aula, na construção dos meus objetos de estudo e trabalho autoral.

Cities, culture and gender

RESUMO

Centrado na apreensão das conexões empíricas e das inter-relações analíticas entre produção cultural, cidade e gênero, o artigo visa a um tríplice objetivo: mapear alguns dos modelos teóricos utilizados na análise e interpretação desses fenômenos; discutir uma bibliografia específica sobre cidade, linguagem artística e experiência social; analisar o entrelaçamento dessas dimensões na cidade de São Paulo, nos anos de 1940 a 1960, com foco na dramaturgia e com o auxílio de exemplos retirados de Florença, Paris e Buenos Aires. Entendendo as cidades como arenas culturais, como "lugar de germinação, de experimentos e de combate cultural" (Morse), o artigo partilha a ideia de que "as cidades e suas representações se produzem mutuamente" (Gorelik) e defende o argumento de que determinadas manifestações culturais só acontecem em cidades específicas em função das condições sociais, do potencial e dos constrangimentos que enredam a criação, a autoria, a linguagem e as relações de gênero.

Palavras-chave:
Cidade; Produção cultural; Linguagem; Relações de gênero; Dramaturgia; Modernidade; Modernismo; São Paulo

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br