SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Cidades, cultura e gêneroRealidade territorial de unidades familiares no semiárido brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

NUNES, Jordão Horta. Questões metodológicas em Guerra e paz: Causação, agência e refiguração. Tempo soc. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp.29-53. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.105990.

Guerra e Paz, obra magna de Tolstói, transcende o âmbito literário e suscita questões filosóficas e metodológicas. O objetivo aqui é tomá-la como ponto de partida para a discussão de questões como as da causalidade e da agência e de questões contemporâneas como as da linguagem e da escrita, na metodologia das ciências sociais. Na primeira parte, procura-se mostrar como a discussão sobre as causas da invasão napoleônica elaborada por Tolstói em seu romance histórico traz elementos que prefiguram o debate sobre explicação e compreensão na filosofia analítica a partir de meados do século xx. A seguir, discute-se, sob influência das práticas composicionais de Tolstói e da ideia de circularidade tempo-narrativa de Ricoeur, o potencial metodológico da refiguração narrativa para interpretar as relações entre arte, sociedade e história.

Palavras-chave : Metodologia das ciências sociais; Causação; Refiguração; Tolstói.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )