SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Agenda suprema: interesses em disputa no controle de constitucionalidade das leis no BrasilOs juristas e o direito em Bourdieu: a conflituosa construção histórica da racionalidade jurídica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

GUTIERREZ, Alicia Beatriz  e  ASSUSA, Gonzalo. Cenas sociais e espaço de trabalho: homologias na vida profissional de jovens de classes populares. Tempo soc. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp.135-157. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.106225.

Neste artigo, analisamos uma série de situações problemáticas em espaços de trabalho nos quais participam jovens de classes populares da cidade de Córdoba (Argentina) e mostramos múltiplas interpenetrações que ocorrem entre os diferentes âmbitos de sua vida cotidiana, especificamente do trabalho. Retomando as noções de "esferas de valor" e "cenas sociais", propomos uma interpretação dos deslocamentos de lógicas de ação e critérios de valor como estratégias de gestão de recursos no espaço de trabalho possibilitados por homologias estruturais entre diversas cenas sociais (trabalho, família, escola, rua, política) e fundados na estrutura das relações de classe.

Palavras-chave : Estratégias; Cenas sociais; Espaço de trabalho; Jovens; Classes populares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )