SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Cenas sociais e espaço de trabalho: homologias na vida profissional de jovens de classes popularesCapitalismo, confucionismo e teoria weberiana: reflexões empíricas sobre o caso sul-coreano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

SCKELL, Soraya Nour. Os juristas e o direito em Bourdieu: a conflituosa construção histórica da racionalidade jurídica. Tempo soc. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp.157-178. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.107933.

O objetivo deste artigo é analisar com Bourdieu o jurista como agente de transformação social e o direito como motor dessa transformação. Tal análise pressupõe uma reconstrução de Bourdieu que possa superar a crítica de que ele teria uma teoria da "determinação" social que não ajudaria a pensar nas possibilidades de "transformação" social, sobretudo pelo direito. Questiona-se primeiro sobre como o direito pode contribuir para a emancipação social, em seguida, sobre como o jurista pode se tornar um agente de emancipação social e, por fim, sobre que tipos de trabalho em sociologia do direito se inspiram em Bourdieu. Pode-se então pensar sobre a forma específica de luta política pela qual juristas, pelo direito, podem participar do que Bourdieu chama de construção histórica da razão.

Palavras-chave : Bourdieu; Sociologia do direito; Codificação; Campo jurídico; Habitus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )